Comentários

(37)
Fábio Pimenta, Dirigente do Serviço Público
Fábio Pimenta
Comentário · há 7 anos
Dizer que o conhecimento científico "mal arranhou a superfície da realidade" soa um tanto quanto pretensioso. O conhecimento científico é o que temos para entender a realidade da forma mais objetiva possível. No que vamos nos basear senão nele? Há inúmeras coisas que a ciência desconhece? Sim, mas o tema em comento já foi amplamente pesquisado. Desde 1990 a OMS já definiu que homossexualidade não é patologia, não me parece um tema em que ainda "mal estão arranhando a superfície da realidade".
Frases de impacto soam muito bonitas, muito sonoras, mas quando lidamos com seres humanos, os sofismas são perigosos. Precisamos ser objetivos e trabalhar com o que há de concreto.
Se um indivíduo entende que sua sexualidade está em desacordo com seu ego, muito provavelmente se trata de egodistonia, patologia reconhecida e catalogada pela OMS (CID10 F66.1), por óbvio, também reconhecida pelo CFP, portanto deve ser tratada.
A resolução não pretende impedir que se discuta a sexualidade, mas sim que se impeça sua "patologização", não há que se falar em tratamento ou cura da homossexualidade. Quem quer discutir sexualidade com psicólogo já discute, não precisa de decisão judicial para permitir isso, esse tipo de coisa só abre campo para que rotulem o tratamento como cura gay. Quem tem egodistonia já pode e deve tratar. Os profissionais que querem pesquisar de verdade, já pesquisam. O juiz foi de encontro à jurisprudência e aos pareceres técnicos sobre o assunto, sabe-se lá com que razão, pois as relatadas no deferimento da liminar são descabidas.
0
0
Fábio Pimenta, Dirigente do Serviço Público
Fábio Pimenta
Comentário · há 8 anos
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Fábio

Carregando